quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Entrevista com Rosária Castilho, Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, campus Madureira.

            Queridos amigos, saudações. Esta é nossa primeira, de muitas que virão, matéria. E eu começo bem. Uma entrevista fantástica que tem a cara da entrevistada, leve, solta, sincera. Quem ainda não conhece bem a Rosária, vai conhecer um pouquinho melhor... Abraços.
(CP = Crônicas Pedagógicas e RC = Rosária Castilho).

CP - 1: Nome, como e quando descobriu que queria ser uma educadora, etc...

RC - Sou Rosaria Castilhos - Professora do Curso de Pedagogia.
Acho que nasci professora... Desde pequenininha brincando, colocava as bonequinhas sentadas e fingia que era a professora delas, rs. Cresci e me envolvi com outra formação. Fiz o curso científico e não o normal. Mas não teve jeito. A formação de educadora me chamava e acabei fazendo também o curso normal. Fiz Faculdade de Psicologia, de Licenciatura em Ciências, Licenciatura em Matemática e acabei coroando minha formação de graduação com o curso de Pedagogia. Então, respondendo a sua pergunta, eu não descobri, porque como a Gabriela... eu nasci assim, rss... professora dos pés a cabeça; educadora de coração, alma , espírito... e de tudo mais que eu tiver direito.·.
CP - 2 – Experiências profissionais...

RC - Nossa... como nasci nos idos de mil e oitocentos... e tenho mais de 40 anos de magistério (por favor, não contem a ninguém), experiência pra dar e vender, mas muito ainda a aprender. Vamos lá. Fui professora da Educação Infantil, (Alfabetizadora du-
rante 8 anos ), do Ensino Fundamental (1 e 2)de escolas públicas municipais, professora  do Ensino Médio , do Curso Normal de escolas particulares, Orientadora Pedagógica de escola particular e Supervisora Escolar tanto do ensino particular quanto de escolas  do Município .Hoje sou professora  da Graduação e da Pós Graduação, além de Coordenadora do Curso de Pedagogia. Fui Diretora de duas escolas públicas maravilhosas: E.M Rio das Pedras em Rio das Pedras e Escola Municipal Cândido Campos no Valqueire. Fui Assistente de Gabinete da 7 a. Coordenadoria de Educação (7 a. CRE), auxiliando na coordenação de cento e poucas escolas e trabalhei com Supervisora de Escolas na GED (Gerência de Educação) na 8 a.CRE. Coordenando o PPP, a avaliação e promovendo a capacitação de Diretores e Coordenadores Pedagógicos, dinamizando reuniões e oferecendo palestras.  Fiz pesquisas pela CAPS em Representações Sociais de (In) Justiça na Escola Pública e atualmente estou de licença médica até fevereiro, mas de volta no próximo período letivo, se Deus quiser.

CP - 3 – Visão sobre educação...

RC - Cidadania - palavra de ordem. Acredito no poder que a educação tem em fazer os sujeitos perceberem a importância da cidadania. Falo da cidadania não como um slogan como temos visto, mas uma cidadania tecida em uma rede de múltiplos significados que passam pelo desvelamento das ideologias que se encontram, de maneira geral, subjacentes até mesmo as nossas ações. Uma cidadania da consciência, da participação, do desejo de mudança despontado do próprio peito. Eis o poder da educação. Transformar cada ser em um articulador do sucesso de seu próprio destino e do destino da nossa Pátria. Mas pra isso, que sei bem ser pura utopia, vamos ter que mudar tudo, não é? Até mesmo mudar uma porção de conteúdos sem significados, pelos quais somos obrigados a passar.

CP - 4 – Sonho para a educação no Brasil...

RC - Sonho ver um Brasil de gente igual que respeita os diferentes Sonho uma educação que auxilie a diminuir a diferença entre as classes. Sonho com uma educação que forme cidadãos justos conscientes de sua importância na transformação da história do nosso País e que possam assumir o comando da nação com humanidade e dignidade.

CP - 5- Sonhos pessoais.

RC - Voltar logo para o convívio com vocês.

CP - 6- Uma mensagem para seus alunos...·.

RC - Queridos e Queridas, não deixem passar esta oportunidade ímpar de se tornarem melhores em todos os aspectos das suas vidas. Fazer uma graduação é o princípio da ascensão pessoal e profissional e infelizmente destinada a uma minoria (e você é um deles). Não permitam que ela (a graduação, representada pelas aulas), escape tornando-a um mero instrumento burocrático. Estudem, pesquisem os assuntos dados, transformem-se em buscadores como o Google rs (e lembrem que ele deu muito certo). Estamos vivendo a sociedade do conhecimento e é este espaço (a universidade) o templo sagrado da ciência. Com isto quero dizer que é aqui que vocês encontrarão o suporte que necessitam para vislumbrar um futuro imensamente melhor. A educação, meus meninos e minhas meninas, precisa de vocês Mas precisa de "vocês" de corpo e alma e não daqueles e daquelas que não aproveitaram o momento da formação e nada terão a oferecer que não seja a reprodução. Destes últimos, a educação não necessita... muito pelo contrário, precisamos encaminhá-los com urgência para outras esferas do mercado.
    Desejo de todo o coração, o sucesso de cada um e de cada uma e prometo nos encontrarmos em um futuro breve, em alguma disciplina do nosso curso.
Beijos de amor.


Rosaria




           

Nenhum comentário:

Postar um comentário